SISTEMA NATURAL DE TRATAMENTO DE ESGOTO é a mais recente patente concedida que utiliza plantas tropicais no lugar de produtos químicos poluidores do ambiente.

09/10/2012

 

SISTEMA NATURAL DE TRATAMENTO DE ESGOTO é um conjunto de tanques, tipo fossa séptica, interligados em série, e conter no interior dos tanques, feixes de bambus alinhados com o fluxo do esgoto. Substitui os produtos químicos por agente ativo natural existente em plantas tropicais, como o bambu. É um sistema que apresenta as vantagens do sistema mecanizado sem os custos operacionais deste. Os resíduos fecais são retidos nos tanques que contém os bambus; Os bambus colocados nos tanques são verdes, com idade máxima de 2,5 anos, e tem como função, além de fazer a retenção mecânica dos resíduos sólidos, reagir com a matéria orgânica em suspensão eliminando o cheiro. A eficiência do sistema pode ser aumentada com a utilização de dois ou mais tanques em série.

O sistema exige a troca dos troncos de bambu periodicamente, mas tem alta capacidade de filtração e remoção da matéria orgânica suspensa; o efluente entra em contato com direto com as superfícies externa e interna dos troncos das plantas de bambu. O sistema é bem mais compacto e pode ser enterrado deixando a superfície do solo livre para usos diversos; exige menos área na superfície que os sistemas existentes.

DEPOSITANTE.............: GALDINO SANTANA DE LIMA. 

A empresa Antonini Invenções atuou como Agente da Propriedade Industrial junto ao INPI

Rua Anita Garibaldi, 79 - Edif. Centro Executivo Miguel Daux sala 1003 Centro 88010-500 Florianópolis
Tel.: 48 3224 2148 Fax.: 48 3224 2148 antonini@antonini.srv.br
Desenvolvido por Alquimidia - Design By Tálita Bitencourt